quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A importância da conscientização corporal na Dança Contemporânea


Foto: Filippe Araujo

O instrumento de trabalho do bailarino não é a dança, mas o movimento. E no mundo da dança contemporânea, o bailarino consegue expor essa ideologia através de sentimentos e sensações, transmitidos pelo seu corpo.

As exigências da dança contemporânea são únicas. Se comparado ao balé clássico, podemos dizer que a técnica é diferente, mas há uma similaridade dos movimentos.  As duas modalidades buscam o sincronismo perfeito e a técnica apurada que resultam em um bom desempenho corporal, através de um treinamento composto por exercícios de alongamento, flexibilidade, quedas, saltos, equilíbrio, resistência aeróbica, anaeróbica, entre outros.

O battemant tendu é um movimento utilizado no balé e na dança contemporânea

Para que não haja uma sobrecarga nas articulações e nos músculos, o aluno deve ter uma  consciência anatomica. Enquanto nos livros de anatomia parece que somos todos iguais, fisicamente somos pessoas diferentes. Se dermos o mesmo treinamento para quatro dançarinos, cada um o executará de uma maneira distinta. Por isso é importante conhecer o seu corpo para prevenir lesões. 

Por exemplo, ao começar um exercício a partir do centro do corpo, deve-se ter um alinhamento correto e equilíbrio muscular para que a diminuição de sobrecarga na coluna seja sentida e com isso, haver menos descarga nas articulações, tornando o bailarino mais preparado para as demandas da dança contemporânea.
  
As quatro curvaturas da coluna vertebral e o eixo do bailarino 


Um trabalho de aperfeiçoamento da percepção corpórea ajuda o bailarino a executar melhor a coreografia, respeitando seus limites na execução de movimentos. Ao saber a localização dos eixos ósseos, diferenciar ângulos de amplitude articular, direção das fibras musculares, distinção entre os tecidos muscular, conjuntivo e epitelial, permite o reconhecimento dos limites e da localização desse corpo no espaço. É o sentir para agir.

O foco dos bailarinos de dança contemporânea está no fluxo energético e na expressão da emoção.  Portanto a representação convincente e precisa vem da compreensão do seu alinhamento esquelético e dos locais de assimetria, bem como das suas próprias restrições de movimento.


Músculos utilizados durante o movimento

Com a facilidade da Internet, há uma disseminação de informação. No entanto, precisamos ter muito cuidado com a qualidade do que é publicado. Somente um profissional, nesse caso a professora, é capaz de analisar padrões de movimento e usar o nosso conhecimento anatômico para elaborar um programa de condicionamento adequado para treinamento e desempenho ideal. 


Fonte: The Ballet Blog, da fisioterapeuta Lisa Howell

Nenhum comentário:

Postar um comentário