quarta-feira, 23 de abril de 2014

7 motivos para você escolher o balé como atividade física


Foto: Reprodução / Equinox

Quem nunca desejou fazer uma atividade que proporciona bem estar físico e mental, onde todas as partes do corpo fossem trabalhadas ao mesmo tempo? Durante muitos anos, pensou-se que a natação possuía esse pacote completo de benefícios a saúde. Porém, uma pesquisa da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, constatou que o balé clássico é superior ao esporte aquático.
Os pesquisadores compararam o desempenho da equipe da Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. A cada dez testes que analisavam medidas de condicionamento físico, em sete os bailarinos apresentaram resultados superiores. O estudo aponta que os profissionais da dança apresentaram melhor flexibilidade, menor porcentagem de gordura corporal e equilíbrio psicológico.
Conheça alguns benefícios que você pode ganhar ao eleger o balé clássico como a sua opção de exercício físico.
1- Respiração
Quem assiste a um espetáculo de balé acha que os movimentos suaves dos bailarinos são fáceis, mas para quem dança, é exigido um esforço grande para executar os passos complexos e é preciso um fôlego danado para isso. Portanto, é necessário que o aluno e profissional aprendam a respirar corretamente, aproveitando a capacidade total do diafragma. Ao trabalhar a respiração diafragmática, o bailarino estimula o condicionamento cardiovascular e respiratório. Saiba mais clicando aqui.
 
2- Postura
As pessoas associam o balé clássico à elegância. Essa ligação se dá devido à postura correta exigida em sala de aula, o que acaba refletindo no cotidiano dos bailarinos. A dança trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas. Então, os alunos realizam as atividades do dia a dia com movimentos mais precisos, articulações protegidas e menor gasto de energia, eliminando qualquer queixa de dor nas costas. Saiba mais clicando aqui.
 
3- Trabalho Muscular
A aparência frágil dos bailarinos não pode ser confundida com falta de força. O trabalho de hipertrofia, realizado em academias de musculação, também é trabalhado no balé clássico. Ao realizar saltos, sustentar algumas partes do corpo e, no caso dos homens, elevação, essa técnica estimula os membros inferiores e superiores, aumentando e fortalecendo os músculos.
 
4- Flexibilidade
Para ser um bom bailarino não adianta ter apenas músculos fortes, é preciso ter equilíbrio muscular, alcançado com o trabalho simultâneo de alongamento e força. Assim, não há o encurtamento muscular, diminuindo o risco de lesões. Esse equilíbrio se dá através dos exercícios que trabalham a amplitude. Saiba mais clicando aqui.
 
 
5- Barriga sarada
Além da elasticidade, o balé é capaz de redesenhar o corpo.  Por trabalhar toda a musculatura com graça e suavidade, essa técnica proporciona queima de calorias, eliminando o excesso de peso e a barriga saliente. Os exercícios exigem que o bailarino contraia o abdômen sempre, trabalhando assim os músculos da região. São os músculos abdominais que dão suporte para sustentação da região lombar, proporcionando força nas costas e boa postura. Mas para conseguir resultados positivos, é necessário frequentar as aulas regularmente, no mínimo duas vezes por semana.
 
 6- Coordenação motora
O balé apresenta desafios a cada aula e cabe ao aluno vencê-los. Os exercícios aprendidos em sala estimulam a coordenação motora e, por ser uma atividade que possui módulos, tudo é passado de acordo com a capacidade do bailarino.  Ao conseguir aprender e executar um movimento, ele passa para o estágio seguinte, onde os passos vão ficando mais complexos. Com a sua evolução, o aluno consegue realizar cada movimento de forma sutil e leve, mostrando que o balé é uma arte delicada e elegante. Saiba mais clicando aqui.
 
7-Bem estar e elevação da autoestima
Os benefícios de quem pratica o balé vão além do aspecto físico. Estudos apontam que essa modalidade atua no âmbito psicológico do aluno, estimulando a socialização e a quebra de bloqueios emocionais. Por ensinar disciplina pessoal e respeito mútuo, o balé ajuda a melhorar a autoestima, através da percepção corporal, onde o bailarino entende como funciona o seu corpo,  aprende a trabalhar a cada parte dele e que ele deve respeitar o seu limite.
 
Além do ganho psicológico, o aluno tem a oportunidade de se expressar artisticamente e estimular a imaginação durante as aulas. Através da sincronização com a música, o aluno relaxa o corpo, proporcionando a sensação de prazer devido a liberação de endorfina.  O balé exercita à alma e traz harmonia interior.
Lembramos que é importante aliar a atividade física com uma alimentação rica em nutrientes e muita água. Um corpo só funciona bem se ele estiver saudável. Clique neste link para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário