segunda-feira, 28 de abril de 2014

Celebrando o Dia Mundial da Dança com o “Aulas Abertas”



 
O dia Mundial da Dança, que será celebrado na quarta-feira, 29, não poderia passar em branco no Centro Cubos de Cultura e Artes.  Instituído pelo Comitê Internacional da Dança, vinculado à Unesco,  essa data é comemorada desde 1982, e tem por base o dia de nascimento de um dos um dos grandes nomes mundiais da dança, Jean-Georges Noverre.
 








Para proporcionar maior visibilidade a essa expressão artística e mostrar que a dança é uma linguagem universal que promove a liberdade de expressão, o Centro Cubos realizou no ultimo sábado, 26, a 3ª edição do “Aulas Abertas”. Com atividades gratuitas, os amantes da dança participaram das oficinas “Brincando com o Corpo”, de Dança do Ventre e ouviram duas palestras sobre "Prevenção de Lesão” e “Nutrição para bailarinos”.





A oficina “Brincando com o Corpo”, foi ministrada pela Cubos Companhia de Dança que levou a montagem do seu espetáculo  "Brincando” para a sala de aula e quebrou as barreiras do espírito contemporâneo, trazendo de volta algumas particularidades do universo infantil.  


 
Já nas atividades da Dança do Ventre, a professora Gilmara Cruz mostrou como essa modalidade pode desenvolver a espiritualidade e a força feminina, através da expressão e sedução transmitidas em seus movimentos.

Cuidando do Corpo

Nas palestras, os participantes puderam tirar dúvidas sobre como manter o seu corpo em harmonia para a dança. Na explanação sobre como prevenir lesões, a fisioterapeuta Vanessa Pessoa Navarro apontou que as lesões mais comuns em bailarinos são os estiramentos musculares, bursites, tendinite patelar e fascite plantar. Segundo a profissional, todo machucado é proveniente da falta de preparo para a aula.
“Cada corpo tem um limite e é preciso respeitar isso. O bailarino também é um atleta, porém as lesões são ocasionadas por causa da força nos movimentos que devem ser feitos repetidamente para serem precisos no futuro. Para que o aluno evite essas lesões, ele tem que fazer alongamentos. Antes da aula para soltar os músculos e, para compensar os exercícios, depois também”, explica Vanessa.

A fisioterapeuta Vanessa Navarro explicou
 como os bailarinos devem prevenir lesões

Para finalizar o dia especial, a nutricionista e mestre Talita Kizzy Barbosa Barreto, mostrou a importância de uma alimentação saudável para bailarinos. Talita destacou que a preocupação de como manter o peso é a maior queixa desses profissionais e que muitas vezes, a negligenciam e acabam provocando transtornos alimentares como a bulimia e anorexia nervosa.
“A dança exige que você tenha uma leveza no corpo para executar certos movimentos. Por  isso, alguns bailarinos ficam doentes ao se alimentarem mal. Mas, para dançar bem, é preciso ter um corpo forte e bem nutrido. Uma alimentação saudável deve ser rica em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, ou seja, tudo aquilo que faz bem ao corpo deve ser ingerido. Lembrando que antes do treino o bailarino também deve se alimentar bem para conseguir realizar os movimentos”, destaca Talita.


A nutricionista Talita Barreto destacou a importância de uma
alimentação rica em nutrientes para manter o corpo saudável
Satisfação

Com o término das atividades, foi possível sentir a satisfação dos participantes de mais uma edição do “Aulas Abertas”. A estudante Kherol Layslla, 16 anos, falou que, através da manhã divertida, aprendeu que a dança envolve todos os aspectos do cotidiano.  “Gostei de tudo. Consegui aprender coisas novas. E o que eu mais gostei foi de que eu percebi que a dança está presente no nosso dia a dia e a gente precisa cuidar mais do nosso corpo para dançar melhor”, afirma.

Rodolpho Sandes durante explanação
na oficina "Brincando com o Corpo"
Kherol Layslla gostou da maneira como as oficinas se interligaram,
 mostrando que a dança está presente em tudo

O diretor e professor do Centro Cubos, Rodolpho Sandes, acredita que o objetivo das oficinas, de proporcionar maior visibilidade a essa expressão artística, foi alcançado. “Tivemos uma resposta positiva. Aproximadamente 95% dos participantes das oficinas não são alunos da nossa escola, o que mostra que contribuímos para a disseminação da cultura da dança em Sergipe”, pontua.

Confira como foi a comemoração do Dia Mundial da Dança no vídeo abaixo.





Um comentário: