sexta-feira, 16 de maio de 2014

Grandes Histórias: Bill Bojangles


Foto: Reprodução / Commons

 
No dia 25 de maio é comemorado o dia internacional do sapateado, e para explicar como a data foi escolhida, contaremos na sessão de hoje a historia da estrela maior do Tap americano: Bill Robinson ou Bojangles.
Nascido em 25 de maio de 1878, em Richmond, Virgínia, filho de um caixa de supermercado e uma cantora de coral, Bill recebeu o apelido Bojangles ainda criança, mas nem mesmo ele sabia de seu significado, tampouco que esse seria o seu nome artistico. A sua entrada no mundo da dança se deu em apresentações feitas nos salões da cidade aos seis anos de idade. 

Após dois anos nos palcos, o sapateador decidiu sair da cidade e acompanhar duas companhias artísticas, onde fazia shows com números variados ao lado de outros dançarinos, cantores, comediantes e atores. Até o final da década de 20, o artista fazia carreira solo, era o mais bem pago dançarino da região e já tinha realizado apresentações em todo os Estados Unidos e em várias partes da Europa.
Sua técnica chamava a atenção pelo fato dele introduzir a leveza, a clareza de sons e ritmos ainda desconhecidos no sapateado. Foi graças a Bojangles que a “meia ponta” foi adicionada a técnica do tap. Antes só se sapateava com o pé inteiro no chão.


Bojangles ensinando a técnica da meia ponta no sapateado
 Foto: Reprodução / Vintage Black Glamour
Em 1932 foi pra Hollywood e deu inicio ao seu estrelato no cinema, ao lado de uma menina adorável, Shirley Temple, de apenas 6 anos de idade. A parceria deu certo e Bonjangles atuou ao lado da jovem em diversos filmes.
Aclamado pela maneira inovadora e complexa de dançar que deu origem a diversos passos para o sapateado, como o “shuffle” e “tap”,  Bojangles sempre surgia nas telas  com uma imagem elegante, de um cavalheiro, usando cartola e bengala. Além da sua habilidade, o sapateador era conhecido pelo seu carisma contagiante e por dançar em degraus.

Bojangles fez mais de 14 filmes com as maiores companhias de cinema de Hollywood. Outra produção em que se destacou foi o filme “Storm Weather” (1943), ao lado de Lene Horne. Grande parte dos seus filmes era musical, tratava de costumes conservadores e temas românticos. O sapateador também passou uma temporada nos palcos da Broadway. Em 1939, entrou no elenco do espetáculo afro-americano “ The Hot Mikado”.

A pequena Shirley Tample foi sua parceira nas telas. Foto: Reprodução / Wikipedia

Sua paixão pela arte fez com que Bojangles dançasse até o fim da vida. No seu aniversário de 61 anos, ele dançou por toda a Avenida Broadway, em Nova York. Já aos 70, sapateou por mais de uma hora sem repetir nenhuma sequencia. Ele dizia que a sua técnica vinha do sentimento alcançado pelo ritmo da música.
Foi um problema cardíaco que o levou dos palcos. Em 1949, aos 71 anos, Bojangles faleceu na cidade em que lhe abriu as portas. Crianças, jovens e adultos de Nova York acompanharam pelas ruas a passagem de seu funeral. Políticos e pessoas influentes fizeram discursos elogiosos em sua homenagem, como jamais havia sido feito para um negro em sua época. Bill Bojangles provou que a arte e o talento não se limitam a etnias, cores e crenças.

O funeral de Bojangles foi acompanhado por pessoas de várias classes sociais
 Foto: Reprodução / wikipedia
Tudo isso contribuiu para que no dia 25 de maio, data do seu aniversário, fosse comemorado o Dia Internacional do Sapateado. A data foi oficializada pelo congresso dos Estados Unidos, em  7 de novembro de 1989 com a assinatura da lei pelo presidente George Bush. Com isso Bojangles  se tornou eternizado, tanto pela sua genialidade,quanto pelos seu esforço para alcançar a notoriedade na sociedade americana, e hoje é aclamado mundialmente.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário