terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dançando em grupo


Foto: Acervo Cubos / Filippe Araujo
 
Ao decidir participar do espetáculo de final de ano, o aluno deve ter em mente que muitas coreografias serão dançadas em grupo. Isso é uma coisa comum em muitos espetáculos de companhias profissionais, e no Centro Cubos de Dança não seria diferente, pois um conjunto bem sincronizado alcança um resultado encantador.
Sabemos que é difícil, mas existem três pontos que podem ajudar no desenvolvimento da coreografia em grupo.

1 – Alinhamentos
Coreografia em grupo só possui beleza se o desenho da dança estiver alinhado. Um bom bailarino deve possuir uma visão periférica, saber qual o seu devido lugar na fila ou diagonal e ter uma noção de espaço. Quando você dança em conjunto, deve-se ter uma preocupação com o colega e olhar sempre para o todo. Isso se chama trabalho em equipe. Por isso, é importante saber qual a sua posição no grupo, pois ao errar o seu lugar você corre o risco de esbarrar como outro bailarino ou de desfazer todo o desenho coreográfico.
Para quem está nas primeiras filas, à responsabilidade é dobrada! Portanto, decore quais são os seus lugares, pois os outros alunos se posicionarão a partir do seu ponto de parada. É muito comum o bailarino que fica na frente ser a referência para o restante.

2 - Musicalidade
Esteja sempre atento a música. O seu professor montou a coreografia em cima daquele tempo e melodia, portanto a musicalidade é considerada regra de ouro. Ouça todos os instrumentos da música e perceba quais são pontos onde há as marcações.  Se o coreógrafo quer uma pirueta em um determinado "pam" da música, todos devem fazer isso juntos. 

3- A entrada e saída de cena
Em muitas coreografias em grupo, a entrada e saída do palco fazem parte dos efeitos coreográficos. Por isso é importante decorar qual coxia que o aluno deve sair e entrar.   Desaparecer e reaparecer em segundos, requer leveza. Se for pedido para que a saída ou entrada seja rápida, deve-se correr com elegância.  Saber o que fazer com os braços também é essencial para uma boa finalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário