quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bolhas: como tratar e prevenir?




Nada é mais incomodo em um pé de um bailarino quanto bolhas. Por mais que o aluno utilize proteções, elas às vezes são inevitáveis. E em época de espetáculo de final de ano, as bolhas costumam incomodar mais ainda.  Mas, afinal, como as bolhas são formadas? Elas surgem devido ao atrito da pele com a sapatilha, com a meia ou alguma poeirinha. O excesso de umidade, causado pelo suor,também pode ser outro fator para o surgimento delas.


A bolha é uma elevação da epiderme, a camada mais superficial da pele, e muitas vezes acompanha um acúmulo de líquido incolor, fluido, chamado de exsudato. Para evitar que elas surjam, evite usar sapatilhas e meias apertadas. Se você tem dúvidas de como escolher o tamanho ideal delas, confira algumas dicas de como compar as sapatilhas aqui e aqui, e a meia -calça aqui.
Outro ponto importante é proteger os locais sensíveis do pé com esparadrapo e vaselina. Existem também protetores especiais para os dedos, feitos de silicone e espuma, à venda em lojas de podologia, que ajudam a blindar  a região.


Mesmo você seguindo essas dicas as bolhas surgirem, o melhor a ser feito, ao chegar em casa, é colocar os pés para descansar. Faça o sangue circular com um escalda-pés e passe no local afetado um antisséptico à base de iodo.  Lembre-se: nunca estoure a bolha.  Assim você evita infecções e de deixar o pé ainda mais dolorido. E antes de ensaiar, limpe e proteja a área afetada com o antisséptico e esparadrapo com óxido de zinco e gaze. Certifique-se que o curativo estará bem preso, assim você evita de causar mais atrito e estourar a bolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário